Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo tem nova coordenadora
Início do conteúdo da página

Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo tem nova coordenadora

Com 21 anos de experiência no serviço público, Ana Carla tomou posse nesta segunda-feira (21)

  • Publicado: Terça, 22 de Maio de 2018, 15h35
  • Última atualização em Terça, 22 de Maio de 2018, 15h36
  • Acessos: 2481


Crédito: Gabriel Fialho/ MTur

Ana Carla Fernandes Moura, 41, passou por quase todos os estágios da carreira pública federal no turismo até assumir a coordenação geral de Mapeamento e Gestão Territorial do MTur nesta segunda-feira (21). O ato foi assinado por Maurício Nascimento, chefe de gabinete do ministro, e também contou com a presença de José Antônio Parente, secretário Nacional de Estruturação do Turismo, do chefe de gabinete da secretaria, Paulo André, do diretor de Ordenamento do Turismo, Rogério Cóser, e da equipe da coordenação Janaína Amaral e Hellen Nogueira.

Formada em administração, a profissional começou de forma voluntária, há 21 anos, para ver se surgia a chance de ser contratada. Na época, o Turismo ainda era unido ao Esporte. Depois de alguns meses ela foi chamada para ser auxiliar na auditoria externa do antigo INDESP e logo depois na consultoria jurídica. Em 2003, quando a Pasta ficou independente, a antiga chefia da Assessoria de Turismo convidou Ana Carla para ser assistente e trabalhar com contratos e convênios relacionados ao Prodetur. Há três anos, com a nova estrutura do MTur, Ana Carla seguiu para a Coordenação de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo.

“Neste tempo na coordenação a gente vem apoiando os estados no fortalecimento da Política Nacional do Turismo. Trabalhamos nas ações direcionadas ao Programa de Regionalização do Turismo. Conseguimos dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos interlocutores estaduais do Programa, uma reclamação que a gente ouvia dos estados. A gente vem trabalhando para que o Mapa seja uma ferramenta de gestão bem vista no próprio Ministério, no TCU e nos municípios, além da sua atualização a cada dois anos. Portanto, estamos trabalhando em rede com estes interlocutores, fortalecendo esta gestão descentralizada e aumentando a importância do Programa", explica a profissional.

A nova responsável pelo Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo pretende dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito, como na construção e divulgação do documento de orientação para a criação dos conselhos municipais de turismo. “Estamos trabalhando para a atualização de outro documento que é para dar as diretrizes para a formalização das instâncias de governança regional. O que eu pretendo daqui para frente é fortalecer o programa de regionalização. A minha maior vontade é finalizar os próximos meses com todos os municípios com seus conselhos e os estados com as instâncias de governanças regionais formalizadas”, projeta Ana Carla.

registrado em:
Fim do conteúdo da página