Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Interlocutores estaduais entregam “Carta de Brasília”
Início do conteúdo da página

Interlocutores estaduais entregam “Carta de Brasília”

Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, recebeu o documento que defende a continuidade da Pasta

  • Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 11h50
  • Última atualização em Segunda, 26 de Novembro de 2018, 11h51
  • Acessos: 1288

Por Lívia Nascimento

Os participantes da 30ª Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) entregaram nesta quinta-feira (22) ao ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, a Carta de Brasília. No documento, representantes de 11 Unidades da Federação solicitam a publicação de uma nova portaria que estabelece os critérios para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro no próximo ano.

Na carta, os representantes de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Maranhão, Paraná, Rondônia, Paraíba e Espírito Santo, signatários do documento, elogiaram o trabalho do ministro frente ao MTur e reforçaram a importância da manutenção da Pasta para a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido.

Entre as novidades do texto está a necessidade de anexar, junto ao Sistema de Informações de Regionalização do Turismo (SISPRT), os documentos que comprovem a existência formal de conselhos municipais de turismo. Além de ter prestadores de serviços turísticos, determinados pela Lei do Turismo, registrados no Cadastur até 30 dias antes da data de fechamento do SISPRT.

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, reforçou a importância de recursos para o desenvolvimento da atividade turística no país. “O que o Brasil precisa mais do que nunca para desenvolver seu potencial turístico é de investimentos públicos e privados para que nossa atividade desenvolva a economia das regiões e gere empregos”, afirmou.

O encontro iniciado na terça-feira (20) teve como foco a gestão descentralizada e o intercâmbio de boas práticas e experiências de gestão regional no setor. Durante os três dias do evento foram debatidas a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, a criação de Conselhos Municipais de Turismo, a formalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil e o fortalecimento das Instâncias de Governança Regionais, entre outros.

ORIENTAÇÃO - Em outubro, o MTur disponibilizou uma nova versão da cartilha que orienta a criação de Conselhos Municipais de Turismo, órgãos essenciais à política de regionalização na área. Os colegiados, formados por representantes eleitos dos setores público e privado e da sociedade civil, sugerem ações e assessoram a implementação de políticas voltadas à ampliação do ramo. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A CARTILHA.

23.11.2018 encontroprt cartadebrasilia
Ministro do Turismo recebeu representantes do Turismo de 10 estados brasileiros e do DF. Foto: Roberto Castro/MTur

Edição: Vanessa Sampaio

registrado em:
Fim do conteúdo da página