Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MTur e governo de SP reúnem gestores municipais de turismo
Início do conteúdo da página

MTur e governo de SP reúnem gestores municipais de turismo

Durante o encontro de integração em Sorocaba, programas do Ministério do Turismo foram apresentados aos municípios turísticos do estado

  • Publicado: Quinta, 27 de Dezembro de 2018, 18h18
  • Última atualização em Quinta, 27 de Dezembro de 2018, 18h18
  • Acessos: 1395

Por Geraldo Gurgel

29.11.2018 seminario sp
Coordenadora Ana Carla Moura apresentou programas do MTur a mais de 100 prefeitos, empresários e convidados. Foto: DKS Eventos/MTur

Ações do governo federal para apoiar o desenvolvimento turístico no setor público e na iniciativa privada foram o tema central de palestra do Ministério do Turismo em Sorocaba (SP) nesta quinta-feira (29). A convite da Setur-SP, a coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do MTur, Ana Carla Moura, apresentou programas da Pasta para gestores municipais do interior paulista. Amanhã (30) é a vez de a cidade de Apiaí, na região do Vale do Ribeira, receber o encontro.

Ana Carla destacou a importância dos municípios e empreendimentos turísticos participarem de programas como o Cadastur, cadastro obrigatório aos prestadores de serviços turísticos do Brasil, e do Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta de gestão pública e priorização de investimentos do MTur.

“Programas de investimentos em infraestrutura pública e financiamentos para empreendimentos privados como o Prodetur+Turismo e o Fundo Geral do Turismo exigem: do empreendedor, o cadastro regular no Cadastur, e, do município, a presença no Mapa do Turismo Brasileiro. Estando atentos a esses critérios, já estamos dando o primeiro passo para fechar uma produtiva parceria”, incentivou Moura.

Mais de 100 prefeitos, secretários municipais de turismo, além de empresários e convidados do evento aproveitaram também para esclarecer dúvidas sobre a atualização do Mapa do Turismo, prevista para abril de 2019. Municípios integrados à Política Nacional de Turismo devem ser mantidos no mapa e serão prioridade para receber ações de fomento ao turismo regional, informou a coordenadora.

A representante do MTur explicou, ainda, como os gestores podem cadastrar eventos no Calendário Nacional de Eventos da Pasta. Instrumento de apoio à promoção e comercialização dos destinos turísticos, contribui para divulgar o cronograma festivo da cidade e auxilia o turista na escolha de atividades no destino.

MTUR + PERTO - O MTur promove, por meio do PRT+Integrado, uma série de iniciativas compartilhadas entre a Pasta e interlocutores de turismo, visando aprimorar o diálogo, a interlocução do setor e promover o intercâmbio de experiências e boas práticas entre representantes de todos os estados brasileiros participantes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). O programa tem o objetivo de instruir gestores regionais sobre estratégias de desenvolvimento turístico local.

A proposta é apresentar programas que servem de base para o desenvolvimento do setor, com atenção às especificidades e diversidade da oferta de cada estado. Na pauta, oportunidades de parceria e participação em programas do MTur relacionados à atração de investimentos, acesso ao crédito, cadastramento e fiscalização de prestadores de serviços turísticos, planejamento territorial do Turismo, eventos turísticos, infraestrutura do setor e estruturação de produtos turísticos.

Edição: Vanessa Sampaio

registrado em:
Fim do conteúdo da página