Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MTur realiza reuniões de inteligência e regionalização em São Paulo
Início do conteúdo da página

MTur realiza reuniões de inteligência e regionalização em São Paulo

Representantes de estados, municípios e entidades do trade turístico se reuniram nesta segunda-feira (1º) para discutir e planejar ações para o turismo brasileiro

  • Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 19h06
  • Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2019, 19h07
  • Acessos: 1310

Por Vagner Vargas

02.04.2019 PRT2
Encontro do Programa de Regionalização reuniu gestores de turismo de todo o Brasil.

Um dia antes da abertura oficial da WTM Latin America, em São Paulo, o Ministério do Turismo realizou a 8ª reunião da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT) e a 31ª reunião do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) na capital paulista. Estiveram no evento representantes do MTur, da Embratur, de secretarias estaduais e municipais de turismo, de entidades do trade turístico e de órgãos como o Sebrae.

A programação começou com apresentações institucionais do Ministério do Turismo e da Embratur. Os secretários nacionais de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, e de Integração Interinstitucional, Bob Santos, mostraram as novidades da nova gestão do MTur e destacaram o bom momento para o país crescer no setor.

"Estamos vivendo o melhor momento, temos certeza que é a nossa vez: está tudo pronto para decolarmos. Só precisamos trabalhar e unir as pontas para formar a imagem do turismo que pretendemos", destacou Malab, ressaltando a importância de encontros de integração e gestão compartilhada, como as da RIMT e do PRT. "É importante poder discutirmos juntos sobre os problemas do turismo, o que estamos enfrentando e que rumos queremos dar do ponto de vista da inteligência do setor. Fico feliz com a continuidade desses programas", frisou.

O secretário Bob Santos acrescentou que "encontros como esses são altamente estratégicos, principalmente no que tange à integração da RIMT e do PRT. Há vários atores novos nas secretarias e isso faz com que tragamos novas visões e novo fôlego para os programas e ações que estamos desenvolvendo no MTur", disse.

Para o coordenador-geral de Produtos Turísticos do ministério, Cristiano Borges, os encontros com representantes de estados, municípios e outras entidades ligadas ao setor são decisivos para o desenvolvimento do turismo. "Tivemos muita representação dos estados, o que é sempre muito bom para ouvirmos um pouco de todas as realidades. Isso nos dá a certeza de que a rede está mais fortalecida do que nunca e de que estamos no caminho certo", destacou.

EXPERIÊNCIA ESPANHOLA - Um dos convidados da RIMT para a oitava edição do encontro foi Victor Fernandéz-Pacheco, diretor de Relações Institucionais e de Tecnologia da SEGITTUR, sociedade estatal espanhola dedicada à inovação turística. O palestrante falou sobre a experiência da Espanha com as cidades inteligentes e aprovou a interação com os representantes do turismo brasileiro.

"Foram muitas boas ideias aqui hoje. Eles têm vontade de fazer coisas diferentes. Conversar com eles foi muito motivador", contou Victor. "O Brasil tem um potencial enorme para crescer em termos de números de turistas e os destinos inteligentes têm lugar no país", afirmou ele, que também participará da WTM Latin America a partir desta terça-feira (02) em São Paulo.

02.04.2019 RIMT1
Secretários do MTur Bob Santos e Aluizer Malab participaram da reunião da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT). Foto: Vagner Vargas/MTur

Edição: Vanessa Sampaio

registrado em:
Fim do conteúdo da página