Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MTur leva debate sobre Programa de Regionalização do Turismo ao Tocantins
Início do conteúdo da página

MTur leva debate sobre Programa de Regionalização do Turismo ao Tocantins

Encontro com gestores municipais de turismo será realizado em Palmas nesta terça-feira (16)

  • Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 18h15
  • Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2019, 18h15
  • Acessos: 1372

Por Geraldo Gurgel

15.04.2019 marco geodesico
Marco do Centro Geodésico do Brasil, ponto central entre os extremos do País. Foto: Flávio André/Banco de Imagens MTur Destinos

A coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo do MTur, Ana Carla Moura, vai apresentar nesta terça-feira (16), em Palmas (TO), as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), executado em parceria com os estados. O Encontro de Turismo com Gestores Municipais será no Palácio Araguaia, sede do poder executivo do Tocantins.

O evento deve reunir representantes dos 139 municípios tocantinenses, inclusive os que desejam integrar as ações do Programa de Regionalização do Turismo. “Será uma oportunidade de apresentarmos o Mapa do Turismo Brasileiro, que está em processo de atualização até julho, e falarmos dessa importante ferramenta de desenvolvimento do turismo de forma descentralizada, com priorização de recursos e ações do MTur para os municípios que integram as regiões turísticas em cada estado”, explica Ana Carla.

Nas reuniões do PRT + Integrado, o Ministério do Turismo conta com a participação dos interlocutores do PRT nos estados, que têm autonomia para mapear municípios que compõem as regiões turísticas, para onde são direcionados os programas da Pasta. A coordenadora vai abordar os programas de financiamento da infraestrutura e dos serviços turísticos, como Prodetur + Turismo e Fungetur, que são voltados para projetos e empreendimentos turísticos localizados em municípios que participam do Mapa.

“O Programa de Regionalização do Turismo tem se tornado uma importante estratégia de gestão do turismo”, reconhece o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins, Aldison Barros Lyra. Atualmente, o estado conta com 40 cidades que integram as sete regiões turísticas do Tocantins: Bico do Papagaio, Encantos do Jalapão, Ilha do Bananal, Lagos e Praias do Cantão, Serras e Lago, Serras Gerais e Vale dos Grandes Rios.

Edição: Vanessa Sampaio

registrado em:
Fim do conteúdo da página