Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MTur realiza 2º webinário da Rede de Interlocutores Estaduais do PRT
Início do conteúdo da página

MTur realiza 2º webinário da Rede de Interlocutores Estaduais do PRT

Série de encontros online visa fortalecer a regionalização para uma retomada sustentável do turismo

  • Publicado: Sexta, 31 de Julho de 2020, 18h51
  • Última atualização em Sexta, 31 de Julho de 2020, 18h52
  • Acessos: 1345

Por Vanessa Castro

PRT.JPG

O Ministério do Turismo realizou, nesta quinta-feira (30.07), o 2º webinário da Rede de Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Entre os assuntos discutidos, nesta edição, estavam o turismo criativo e desenvolvimento territorial; e a importância do planejamento para a retomada sustentável do setor. O encontro faz parte de uma série de discussões online, que vem sendo realizada com o objetivo de fortalecer a regionalização por meio do diálogo e troca de conhecimento entre as governanças estaduais e regionais.

O secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Lucas Fiuza, ressalta que, neste momento de crise, informação é a chave para criar soluções que ajudem o turismo a se reerguer. “Estes encontros periódicos aproximam as governanças e servem de qualificação e aprimoramento de saber. Eles trazem novas visões, novas ideias, para abrir o horizonte dos nossos interlocutores e, assim, criarem projetos criativos e integrados para desenvolver o turismo em cada estado e região”, comentou.

A palestrante Ivane Fávero frisou em sua fala a necessidade de se remodelar produtos turísticos para o mundo virtual e implementar protocolos de segurança sanitária para garantir a saúde dos visitantes e dos visitados. “A atuação dos interlocutores regionais e locais de turismo é fundamental para uma retomada sustentável. Eles devem participar de forma colaborativa e organizada, adaptando os produtos turísticos e os Planos Municipais de Turismo à nova realidade”, explicou Fávero.

A especialista em turismo Karina Zapata destacou o turismo criativo como uma oportunidade a ser explorada no pós-pandemia. “O turismo criativo é uma experiência onde o turista sai do lugar de observador e passa a ser personagem da própria viagem, é uma imersão à cultura. Ele valoriza os trabalhadores e os costumes locais”, apontou.

A diretora substituta do departamento de Parcerias e Concessões e Coordenadora Geral de Áreas Estratégicas de Desenvolvimento Turístico, Ana Carla Moura, setor responsável pelo Programa de Regionalização do Turismo (PRT) no MTur, acredita que com o turismo doméstico em alta no pós pandemia, regiões, estados e municípios devem estar bem preparados.

“O planejamento deve ser feito agora, e esses encontros servem de subsídio para quando tudo isso passar, retomarmos as atividades de uma forma planejada, integrada, forte e inovadora. Nosso objetivo é criar uma união entre os interlocutores estaduais, regionais e municipais do PRT, aprimorar conhecimentos e a comunicação, pois todos têm o único propósito de desenvolver o turismo”, concluiu.

Edição: Victor Maciel

registrado em:
Fim do conteúdo da página