Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > INTEGRAÇÃO - MTur discute políticas públicas com representantes de quatro estados
Início do conteúdo da página

INTEGRAÇÃO - MTur discute políticas públicas com representantes de quatro estados

Reunião do PRT+Integrado tem como objetivo aproximar regiões turísticas, acompanhar o desenvolvimento do turismo nacional e esclarecer dúvidas de gestores

  • Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 12h10
  • Última atualização em Quinta, 11 de Agosto de 2022, 12h17
  • Acessos: 657

Crédito: divulgação MTur

Esta terça-feira (09.08) foi momento de tirar dúvidas e falar sobre o turismo por meio do programa PRT+Integrado. A reunião on-line realizada por meio da Coordenação-Geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico (CGDTUR) reuniu cerca de 50 interlocutores de Instâncias de Governança Regionais (IGR’s) dos estados de Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e Paraíba com o objetivo de manter um canal de aproximação entre as políticas públicas de turismo federais, estaduais e municipais.

Na ocasião, foram apresentados programas que servem de base para o desenvolvimento do turismo, com atenção às especificidades e diversidade da oferta de cada estado, além da promoção e troca de experiências entre líderes das governanças turísticas regionais.

Os gestores presentes puderam conhecer um pouco mais sobre programas e ações como o Cadastur; o aproveitamento de ativos públicos e apoio a visitação de parques nacionais; a atração de investimentos, em especial informações sobre o Fungetur; a mobilidade e conectividade turística; além da infraestrutura turística apresentada pelo MTur.

Os interlocutores que participaram da reunião atuam no desenvolvimento da política pública do Programa de Regionalização do Turismo nas regiões que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro. Eles têm papel fundamental na implementação do Programa.

São eles que recebem as orientações do Ministério do Turismo para o planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação das ações do PRT em âmbitos estadual, regional e municipal. Os interlocutores trabalham de forma articulada, formando a Rede Nacional de Regionalização, fonte de troca de experiências, intercâmbio e inovação.

SOBRE O PRT - O Programa de Regionalização do Turismo (PRT), lançado em 2004, resulta de um processo de planejamento descentralizado e compartilhado, proporcionando a criação de um permanente canal de interlocução e de acompanhamento da realidade do setor no país. O diálogo ocorre junto às IGR’s, colegiados organizados no âmbito das regiões turísticas, congregando representações dos poderes público, privado e da sociedade civil organizada.

Entre os eixos de ação do Programa estão a gestão descentralizada do turismo, planejamento e posicionamento de mercado; a qualificação profissional, de serviços e da produção associada; a infraestrutura turística; a informação ao turista, promoção e apoio à comercialização; e o monitoramento.


Por Nayara Oliveira
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

 

 

Viagens e Turismo
registrado em:
Fim do conteúdo da página