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Gestores já podem inserir dados no sistema de informações do Mapa do Turismo

Segunda etapa de atualização estabelece que gestores forneçam documentos no site do MTur e contribuam para um novo cenário turístico

  • Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2017, 18h07
  • Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2017, 18h07
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Por Nayara Oliveira


Arraial do Cabo (RJ). Crédito: Embratur

Começa nesta quinta-feira (01), o período para que gestores públicos incluam informações e documentos de suas regiões e municípios no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo (SISPRT). Os dados poderão ser enviados até 31 de julho de 2017. As informações servirão para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta importante para definir a estratégia de atuação do Ministério do Turismo.

A atualização do Mapa do Turismo Brasileiro a cada dois anos é uma das ações previstas dentro do Brasil + Turismo, pacote de medidas do governo federal para desenvolver o setor no país. O processo respeitará o primeiro ano de mandato dos prefeitos municipais e dos governadores estaduais e do Distrito Federal.

“O Mapa do Turismo é uma ferramenta extremamente importante para nortear o trabalho desenvolvido pelo ministério, e por isso é primordial que os gestores participem ativamente de sua atualização de maneira a assegurar que todos os nossos destinos turísticos sejam identificados e possam, dessa maneira, ser beneficiados”, explicou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Atualmente, o Brasil possui 2.175 municípios divididos em 291 regiões turísticas. Para ser incluído no Mapa, o município precisa ter um órgão responsável pela pasta de turismo, destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual vigente e apresentar o Termo de Compromisso assinado por prefeito municipal ou dirigente responsável pela pasta de turismo, conforme modelo disponibilizado no Sistema. Também é importante atender as exigências do seu Estado para a composição das suas respectivas regiões.

REGIONALIZAÇÃO - A regionalização foi estabelecida pela lei 11.771/2008 e possibilita a troca de conhecimento entre as cidades brasileiras por meio da coleta de informações que auxiliem na criação de uma Rede Nacional de Regionalização do Turismo e que englobe interlocutores estaduais, regionais e municipais. Em caso de dúvidas ou mais informações sobre o processo, entre em contato com a área técnica da Coordenação Geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo, por meio do e-mail regionalizacao@turismo.gov.br e os telefones (61) 2023-8144/7269.

Informações adicionais sobre a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro e os critérios a serem atendidos poderão ser obtidas no endereço: www.regionalizacao.turismo.gov.br

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