Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > REGIONALIZAÇÃO - MTur apresenta ações e projetos na 11ª reunião do PRT+Integrado
Início do conteúdo da página

REGIONALIZAÇÃO - MTur apresenta ações e projetos na 11ª reunião do PRT+Integrado

Encontros periódicos buscam aproximar as políticas públicas federais, estaduais e municipais, criando um canal de interlocução e acompanhamento dos avanços do turismo nacional

  • Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 16h45
  • Última atualização em Sexta, 29 de Outubro de 2021, 16h50
  • Acessos: 550

 

O Ministério do Turismo realizou, nesta quarta-feira (27.10), a 11ª reunião do PRT+Integrado. O encontro é realizado periodicamente para manter um canal de comunicação e integração entre os interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo nos estados e entre os gestores das Instâncias de Governança Regionais (IGR´s), junto ao MTur.

Durante a reunião foram apresentados ações e projetos em andamento no âmbito de três secretarias nacionais do MTur: Secretaria de Infraestrutura Turística, Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo e Secretaria de Atração de Investimento, Parcerias e Concessões. Entre os temas abordados estavam o Mapa do Turismo Brasileiro e sua futura atualização; Revive Brasil; concessões de ativos públicos; turismo subaquático; Portal de Investimentos; mobilidade e conectividade turística; Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso; Rede Brasileira de Cidades Criativas; entre outros.

“Estamos sempre trabalhando em novas ações e avançando em projetos já em andamento. Portanto, é importante manter os gestores de turismo, interlocutores dessa grande rede de regionalização que estão na ponta, atualizados e alinhados com as ações do Ministério”, ressaltou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O diretor do Departamento de Ordenamento, Parcerias e Concessões, área responsável pelo PRT+Integrado, José Medeiros, participou da abertura do encontro e ressaltou a importância do diálogo entre MTur e interlocutores. "O programa tem como propósito aprimorar a comunicação, fortalecer a aproximação e a interlocução, além de sanar os gargalos apresentados sobre assuntos de grande importância para o desenvolvimento da Regionalização do Turismo, bem como promover o alinhamento de ações, auxiliando na construção e pactuando parcerias para atuação conjunta e integrada entre as IGR´s”, destacou.

Participaram do encontro gestores da Paraíba, Pará, Mato Grosso do Sul e Paraná. “Estamos dividindo as Instâncias Regionais em grupos menores nas reuniões para conseguirmos atingir com mais objetividade a todos eles, atendendo individualmente as dúvidas de maneira mais assertiva”, explicou a coordenadora-geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico, Ana Carla Fernandes Moura. “A próxima reunião do PRT+Integrado está agendada para o dia 11 de novembro quando será incluído outro grupo de gestores regionais”, concluiu. A coordenadora-geral lembrou que o MTur possui um canal direto com o Programa para tirar dúvidas pelo e-mail regionalizacao@turismo.gov.br.

PRT+INTEGRADO – Lançado em 2004, o Programa de Regionalização do Turismo é resultado de um processo de planejamento descentralizado e compartilhado. É uma série de encontros que busca aproximar políticas públicas federais, estaduais e municipais, criando um canal de interlocução e acompanhamento dos avanços do turismo nacional.

Nos encontros do PRT, os participantes conhecem oportunidades de apoio proporcionadas pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento do setor e a geração de emprego e renda, com impacto cultural, social e econômico. As reuniões permitem o alinhamento de ações, a exemplo da atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, além da divulgação de iniciativas de apoio aos setores público e privado, bem como o incentivo à participação do terceiro setor para o desenvolvimento do turismo dos municípios e regiões turísticas de todo o país.

 

Por Vanessa Castro

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Viagens e Turismo
registrado em:
Fim do conteúdo da página