Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PRT+INTEGRADO - MTur promove nova reunião com interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo
Início do conteúdo da página

PRT+INTEGRADO - MTur promove nova reunião com interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo

Representantes do governo federal apresentaram iniciativas desenvolvidas pelo órgão a gestores do Acre, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte e São Paulo

  • Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 12h16
  • Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2022, 12h21
  • Acessos: 597
11-05-22 FOTO MATÉRIA PRT 04.png

Representantes do MTur e gestores regionais participam de encontro virtual do PRT+Integrado. Crédito: Reprodução internet

O Ministério do Turismo realizou nesta terça-feira (11.05) a 14ª Reunião do PRT+Integrado, que promove a integração com interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Durante o encontro virtual, representantes do órgão do governo federal detalharam ações e programas desenvolvidos pela Pasta a gestores das Instâncias de Governança Regionais (IGR´s) do Acre, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais Pará, Rio Grande do Norte e São Paulo

O ministro do Turismo, Carlos Brito, aponta benefícios da aproximação com estados e municípios para o desenvolvimento do setor. “Esses encontros permitem que os gestores regionais conheçam as várias oportunidades de apoio proporcionadas pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento do setor e a consequente geração de emprego e renda. O devido alinhamento de ações é essencial para aproveitarmos todo o nosso imenso potencial na área”, comenta.

A reunião abordou pontos como a atração de investimentos, a concessão de parques nacionais à iniciativa privada, a criação de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) e ações em segmentos como turismo gastronômico e náutico. E, ainda, os programas Turismo Seguro, Fundo Geral de Turismo (Fungetur) e o Cadastur, o Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos, além de temas como mobilidade e conectividade turística e a composição do Mapa do Turismo Brasileiro.

A secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur, Débora Gonçalves, ressaltou que encontros do tipo favorecem avanços na definição do Mapa do Turismo. “São vocês que conhecem melhor do que ninguém os atrativos e as dificuldades de cada região. Então, a participação de vocês é fundamental para mostrarmos o que estamos fazendo no MTur e que para isso possa ser replicado Brasil afora”, argumentou.

O Programa de Regionalização do Turismo, lançado em 2004, resulta de um processo de planejamento descentralizado e compartilhado, proporcionando a criação de um permanente canal de interlocução e de acompanhamento da realidade do setor no país. O diálogo ocorre junto às IGR’s, colegiados organizados no âmbito das regiões turísticas, congregando representações dos poderes público, privado e da sociedade civil organizada.

A coordenadora-geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico do MTur, Ana Carla Moura, destacou o fortalecimento do PRT. “Nos três últimos anos, a gente vem fortalecendo não só a existência, mas também a atuação das governanças, seja em âmbito federal, estadual e municipal, para que, em todas as esferas, as governanças estejam ativas”, comentou, lembrando que dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail regionalizacao@turismo.gov.br.

MAPA - O Mapa do Turismo Brasileiro 2022 reúne 2.644 cidades, distribuídas por 336 regiões turísticas (Acesse AQUI). A partir deste ano, gestores municipais podem atualizar informações ou cadastrar cidades a qualquer tempo no Mapa, e não mais a cada dois anos. Os dados inseridos na ferramenta, que orienta políticas públicas do MTur em todo o país, são homologados por estados e, posteriormente, validados pelo MTur.

 

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Viagens e Turismo
registrado em:
Fim do conteúdo da página