Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CAPACITAÇÃO - MTur realiza a 33º encontro com interlocutores estaduais do PRT
Início do conteúdo da página

CAPACITAÇÃO - MTur realiza a 33º encontro com interlocutores estaduais do PRT

Após dois anos sem encontros presenciais, reunião do Programa de Regionalização do Turismo teve como objetivo acompanhar o desenvolvimento da regionalização, das governanças do Sistema Nacional de Turismo e esclarecer dúvidas de gestores

  • Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2022, 17h58
  • Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2022, 17h59
  • Acessos: 255

Interlocutores estaduais em Brasília (DF). Crédito: Nayara Oliveira/Ascom MTur

A terça-feira (30.08) foi momento de promover a troca de experiências e fortalecer parcerias para atuação conjunta e integrada da Rede de Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo. Representantes do Ministério do Turismo (MTur) receberam presencialmente, após dois anos sem encontros presenciais por conta da pandemia de Covid-19, gestores de turismo dos estados brasileiros, os chamados interlocutores estaduais, para aprimorar a comunicação, identificar ações conjuntas e ampliar o papel do setor nos estados e nas regiões turísticas.

Dessa vez, o trabalho da Coordenação-Geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico - CGDTUR/SNAIC/MTur, que atua na gestão do Programa, ocorreu com interlocutores do Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Rio Grande do Norte, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Paraíba, Santa Catarina, Alagoas, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A iniciativa tem como objetivo, ainda, fomentar o diálogo entre governo federal e gestores de turismo e aproximar esses entes para realizar um trabalho em conjunto em prol do setor. Na ocasião, foram apresentados programas que servem de base para o desenvolvimento do turismo, com atenção às especificidades e diversidade da oferta de cada estado, além da promoção e troca de experiências entre líderes das governanças turísticas.

Pela manhã, os interlocutores estaduais puderam receber orientação sobre investimentos, parcerias e concessões, além de ações de desenvolvimento e competitividade no turismo. Os presentes entenderam, ainda, as ações voltadas à infraestrutura turística e o papel do interlocutor estadual na construção de políticas públicas e no fomento do turismo nos estados.

À tarde, foi momento de conhecer as ações em desenvolvimento e novos projetos para o avanço do Programa de Regionalização do Turismo, o PRT. Os interlocutores estaduais também tiveram espaço de fala, trazendo apontamentos e sanando diversas dúvidas sobre os temas debatidos.

O trabalho integrado é um dos pilares adotados pela Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, por meio do Departamento de Ordenamento, Parcerias e Concessões que, junto à Regionalização, desenvolvem ações para fortalecer cada vez mais a rede nacional que atua no PRT.

PAPEL DOS INTERLOCUTORES - Os interlocutores que participaram da reunião atuam na implementação e no desenvolvimento da política pública por meio da Regionalização do Turismo nos municípios e regiões que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro. Eles têm papel fundamental na implementação do PRT.

São eles que recebem as orientações do Ministério do Turismo para o planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação das ações do PRT em âmbitos estadual, regional e municipal. Os interlocutores trabalham de forma articulada, formando a Rede Nacional de Regionalização, fonte de troca de experiências, intercâmbio e inovação.


Por Nayara Oliveira
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Viagens e Turismo
registrado em:
Fim do conteúdo da página