Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > REGIONALIZAÇÃO - Mais da metade dos municípios brasileiros está no Mapa do Turismo
Início do conteúdo da página

REGIONALIZAÇÃO - Mais da metade dos municípios brasileiros está no Mapa do Turismo

Aumento da procura por inserção na plataforma do MTur mostra que cada vez mais as cidades brasileiras veem o turismo como um fator de desenvolvimento interno

  • Publicado: Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 19h45
  • Última atualização em Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 19h45
  • Acessos: 1686

O município de Mata de São João, na Bahia, está incluído no Mapa do Turismo. Crédito: Gleidson Santos/MTur Destinos

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta que reúne municípios com real vocação turística ou que são impactados pelo setor de viagens. Estar no Mapa contribui para o desenvolvimento do turismo local. Isso porque traz uma série de benefícios, como fazer parte de políticas públicas, receber recursos para a realização de obras de infraestrutura e obter capacitação por meio da oferta de qualificação profissional.

Dados mais recentes do Ministério do Turismo mostram que mais da metade dos municípios brasileiros entenderam a importância da ferramenta e fazem parte do Mapa: são 2.940 municípios inseridos na plataforma, o que representa 53% do total de cidades brasileiras existentes (que são 5.568 no total).

Atualmente, o Mapa está composto por 338 regiões turísticas, sendo 231 cidades do Centro-Oeste, 635 do Nordeste, 160 do Norte, 1.127 do Sudeste e 786 do Sul. Os dados representam um aumento de 122 cidades desde agosto de 2022. Os gestores de turismo de todo o país podem realizar o cadastramento de seus municípios a qualquer tempo no site do Mapa do Turismo, observando os critérios estabelecidos em Portaria MTur nº 41/2021. (CIQUE AQUI e acesse).

Essa possibilidade traz mais agilidade para o setor, uma vez que antes só era possível realizar a atualização ou inserção de informações no Mapa a cada dois anos. Para saber mais sobre como incluir um município no Mapa do Turismo, CLIQUE AQUI.

“O Mapa do Turismo auxilia na construção de políticas públicas mais eficientes e assertivas. Mas é importante ressaltar que esse esforço é feito em conjunto e que contamos com o apoio dos gestores para priorizarem o setor, participando das capacitações do MTur e estando atentos às políticas públicas executadas pelo Ministério”, ressalta a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Fique atento(a) aos critérios para participar do Mapa. O município precisa:

- dispor de uma secretaria/departamento para o turismo;
- dispor de Lei Orçamentária;
- ter os prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regulares no CADASTUR;
- ter o Conselho Municipal de Turismo ativo;
- assinar um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e preencher a aba referente a atividade turística dos municípios.

Além disso, para um município solicitar sua integração em uma Região Turística do Mapa do Turismo Brasileiro, o seu órgão Municipal de Turismo deverá adquirir uma senha e preencher corretamente o cadastro por meio do sistema eletrônico. CLIQUE AQUI e acesse.

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail: regionalizacao@turismo.gov.br

VÍDEO INSTITUCIONAL – Para facilitar o uso da plataforma Mapa do Turismo, o MTur disponibiliza vídeos explicativos com as informações relacionadas ao tema. CLIQUE AQUI e saiba mais.

Leia mais:

MTur inicia capacitação dos agentes fiscais de turismo de Búzios (RJ) e Guarujá (SP)
Atividades turísticas registraram crescimento de 11,8% no final de 2022


Por Nayara Oliveira
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

registrado em:
Fim do conteúdo da página