Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO - Ministério do Turismo reúne interlocutores estaduais do PRT
Início do conteúdo da página

REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO - Ministério do Turismo reúne interlocutores estaduais do PRT

No primeiro dia do encontro, o debate girou em torno de temas como DTI’s e o papel das Instâncias de Governança

  • Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 14h41
  • Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 14h42
  • Acessos: 560
Evento contou com representantes da maioria dos estados brasileiros. Crédito: MTur
 

O Ministério do Turismo iniciou nesta quarta-feira (28.06), em Brasília (DF), o 34º Encontro dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo - PRT. A reunião tem o objetivo de promover a integração dos interlocutores e o alinhamento de ações a respeito da iniciativa desenvolvida pela Pasta. O evento ocorre até a próxima sexta (30.06) e conta com a presença de representantes de vários estados do país, como Goiás, Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Em viagem para Portugal, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, lembrou da importância de encontros como este para a discussão de políticas públicas que possam chegar efetivamente na ponta. “Vivemos um momento de reconstrução do Turismo em nosso país. Essa reconstrução passa pela união de esforços e os gestores públicos regionais detém conhecimento importante, já que eles atuam na ponta e podem contribuir no desenvolvimento de políticas públicas cada vez mais assertivas para o nosso setor”, pontuou.

A iniciativa tem como objetivo, ainda, analisar o contexto atual e os desafios da regionalização, orientar a atuação dos interlocutores para ampliar a efetividade do programa, reunir proposições para o aprimoramento dos eixos de atuação e nivelar os avanços e experiências do PRT. Neste primeiro dia, o evento contou com a apresentação dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI’s) e como cada município pode participar do projeto que vem sendo desenvolvido pelo Ministério do Turismo.

Os presentes também puderem acompanhar os cases dos interlocutores estaduais do Mato Grosso e do Rio Grande do Norte. Além disso, na parte da tarde, foi realizado a oficina participativa sobre “Intercâmbio de experiências: atuação de interlocutores” e um espaço final para debates e trocas de ideias.

O trabalho integrado é um dos pilares adotados pela Secretaria Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, por meio da Coordenação Geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico, junto à Regionalização, desenvolvem ações para fortalecer cada vez mais a rede nacional que atua no PRT.

PAPEL DOS INTERLOCUTORES - Os interlocutores que participaram da reunião atuam na implementação e no desenvolvimento da política pública por meio da Regionalização do Turismo nos municípios e regiões que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro. Eles têm papel fundamental na implementação do PRT.

São eles que recebem as orientações do Ministério do Turismo para o planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação das ações do PRT em âmbitos estadual, regional e municipal. Os interlocutores trabalham de forma articulada, formando a Rede Nacional de Regionalização, fonte de troca de experiências, intercâmbio e inovação.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Viagens e Turismo
registrado em:
Fim do conteúdo da página