Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > ATENÇÃO! Cerca de mil municípios precisam atualizar seu cadastro no Mapa do Turismo Brasileiro
Início do conteúdo da página

ATENÇÃO! Cerca de mil municípios precisam atualizar seu cadastro no Mapa do Turismo Brasileiro

Ação é anual e garante ao gestor o desenvolvimento de políticas públicas para o setor

  • Publicado: Quinta, 21 de Março de 2024, 17h56
  • Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 17h57
  • Acessos: 365

Crédito: Arquivo MTur

Olá gestor, chegou a hora de atualizar o seu município no Mapa do Turismo Brasileiro. Entre os meses de março e abril, 1.013 cidades precisam renovar sua adesão ao programa. Os cadastros não renovados após o prazo estipulado serão automaticamente excluídos do Mapa do Turismo Brasileiro. Mantenham-se atentos aos prazos de renovação, uma vez que o recadastramento é obrigatório e, desde o ano passado, a plataforma está disponível para a renovação e até mesmo para o cadastro de novas cidades.

Atualize o cadastro AQUI.

Para auxiliar os municípios, regiões e estados a não perderem o prazo, o Ministério do Turismo está emitindo notificações via Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro – SISMAPA 2.0, com 60 dias de antecedência à data de vencimento dos registros.

A participação no Mapa do Turismo Brasileiro é aberta a todos as cidades do país, contanto que observem os critérios estabelecidos na Portaria Ministerial nº 41/2021, os quais foram construídos em conjunto com as Unidades da Federação. Além disso, os estados e o DF podem estabelecer exigências adicionais, que devem ser igualmente respeitadas.

Posteriormente ao preenchimento das informações, municípios, estados e o Distrito Federal, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, têm até 30 dias corridos para revisar e homologar os cadastros no sistema SISMAPA e enviar para aprovação do Ministério do Turismo. A Pasta tem até 15 dias corridos para realizar a aprovação e publicá-lo no Mapa do Turismo. Após a inclusão, o cadastramento terá validade por 01 (um) ano.

PAINEL - No site www.mapa.turismo.gov.br os gestores têm acesso, podem acompanhar os resultados e gerar relatórios em formatos como Excel, PDF e Dashboard, o que simplifica a visualização das informações cadastradas pelo SISMAPA.

Confira AQUI o painel.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Viagens e Turismo
registrado em:
Fim do conteúdo da página